Detalhes do curso

Carga Horária

355 h

Disponibilidade

03 de maio de 2025

Turnos

livre

Duração

42 meses

TEORIAS PSICANALÍTICAS

Sobre o Curso

O curso prepara o aluno para atuar com base nos fundamentos da Psicanálise, oferecendo uma formação teórica sólida que pode ser aplicada em diversas frentes, como:
Clínicas de escuta e atendimento psicológico (em instituições ou consultórios, com supervisão adequada)
Projetos sociais e comunitários, voltados ao acolhimento do sofrimento psíquico
Escolas, hospitais, centros de atenção psicossocial (CAPS) e outros espaços de cuidado
Instituições acadêmicas, como facilitador de grupos de estudo, extensão e pesquisa
Produção de conteúdo psicanalítico: textos, blogs, podcasts, artigos e palestras
Supervisão clínica e formação continuada (em estágios mais avançados)
O curso também é indicado para profissionais que desejam complementar sua formação com base na teoria psicanalítica, ampliando sua escuta e compreensão do sujeito.

Objetivos do Curso

Formar a base teórica e clínica para estudantes e profissionais que desejam compreender os fundamentos da Psicanálise clássica e contemporânea. Aprofundar o estudo das principais escolas psicanalíticas, desde Freud até os autores pós-freudianos (Klein, Winnicott, Lacan, Bion, entre outros). Desenvolver o raciocínio clínico, a escuta psicanalítica e a capacidade de análise de casos, textos e fenômenos culturais à luz da teoria. Promover a articulação entre teoria, prática clínica e questões sociais, ampliando o olhar sobre o sofrimento psíquico na atualidade. Estimular a autonomia crítica e o engajamento ético, preparando o aluno para supervisões, grupos de estudo e futuras práticas em instituições ou clínicas.

Áreas de atuação do curso

  • Clínicas de escuta e atendimento psicológico (em instituições ou consultórios, com supervisão adequada)
  • Projetos sociais e comunitários, voltados ao acolhimento do sofrimento psíquico
  • Escolas, hospitais, centros de atenção psicossocial (CAPS) e outros espaços de cuidado
  • Instituições acadêmicas, como facilitador de grupos de estudo, extensão e pesquisa
  • Produção de conteúdo psicanalítico: textos, blogs, podcasts, artigos e palestras
  • Supervisão clínica e formação continuada (em estágios mais avançados)

Áreas de
atuação do curso

  • Clínicas de escuta e atendimento psicológico (em instituições ou consultórios, com supervisão adequada)
  • Projetos sociais e comunitários, voltados ao acolhimento do sofrimento psíquico
  • Escolas, hospitais, centros de atenção psicossocial (CAPS) e outros espaços de cuidado
  • Instituições acadêmicas, como facilitador de grupos de estudo, extensão e pesquisa
  • Produção de conteúdo psicanalítico: textos, blogs, podcasts, artigos e palestras
  • Supervisão clínica e formação continuada (em estágios mais avançados)

Público-Alvo

Estudantes e profissionais das áreas de Psicologia, Psicanálise, Educação, Saúde, Serviço Social e demais interessados nas bases do pensamento psicanalítico.

Avaliação

A avaliação dos alunos é realizada de maneira contínua de acordo com a compreensão das técnicas apresentadas no presente curso.

metodologia

O curso será desenvolvido em aulas didáticas, práticas, exercícios, e ferramentas.

Certificado

O certificado será emitido pela FEX Educação credenciada pelo MEC.

EXPERT:

Sérgio Costa

Dr. Sérgio Costa é um renomado psicólogo e psicanalista com vasta experiência na área. Formado em Psicologia e Pedagogia pela PUC de Minas Gerais, ele se destacou como psicanalista clínico e membro da Sociedade Latino-Americana de Psicanálise Clínica.
Com 40 anos de prática clínica e 30 anos como educador, Dr. Sérgio é especializado em atendimento familiar, psicoterapia com crianças e adolescentes e utilização de testes psicológicos, incluindo o teste de Rorschach. Sua dedicação se estende a seminários e eventos internacionais sobre questões relacionadas à infância. Seu compromisso com o bem-estar psicológico o torna uma figura respeitada na comunidade psicológica.

Organização Curricular

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D

N/D